quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Celtas


Celtas


Os celtas colaboraram com sua cultura para a formação da sociedade que hoje compõe o continente europeu, conforme indicam os textos a seguir:

“[...] foi graças a esses “bárbaros”, como os romanos se referiam a eles com desprezo, que se difundiu o uso da roda. É certo que os celtas apuraram a técnica da curvatura de madeira que tornou possível o aparecimento não só da roda mas também do barril e de muitos utensílios de madeira. A invenção da carroça puxada a cavalos também lhes é atribuída. Pelo menos as palavras latinas carrus (carro, carroça), carruca (charrua- agricultura: aparato de tração animal ou mecânica cuja peça essencial, a ralha, tem a função de rasgar o solo com o fim de revolver e afofar a leiva; arado grande de ferro ) e carpentun (carruagem) são comprovadamente de origem celta. Assim como os nomes de Londres, Paris e Milão, cidades fundadas por eles.”


FALCONE, Mônica. O povo de Asterix.Superinteressante, Ano 5. n.5. maio de 1991. p. 49.


“O Halloween foi criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas, cinco séculos antes de Cristo. Eles inventaram a festa para marcar o fim oficial do verão, o início do ano novo, o término da última colheita, a renovação das leis, retorno dos rebanhos e armazenamento das provisões (alimentos, mantimentos e víveres) para o inverno.
A festa tinha vários nomes, como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol. Mas o que prevaleceu foi Halloween, adaptada de “All Hallows Eve”, que significa véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. Para o povo druida, Samhain marcava o fim do verão com direito a um festival em sua homenagem, conhecido como Festival Druida de Samhain, comemorado em 31 de outubro”


Nenhum comentário:

Postar um comentário