quarta-feira, 30 de junho de 2010

Furacão Alex


Furacão Alex é o primeiro da temporada no Atlântico.

Furacão Alex dificulta esforços para conter vazamento de óleo no Golfo do México. O mar revolto atrapalhou a tarefa das equipes de manter o óleo longe das praias. Até agora, mais de 260 milhões de litros de óleo foram despejados no fundo do mar.
A chegada de um furacão complica ainda mais os esforços para conter o vazamento de óleo no Golfo do México. A catástrofe ecológica completou hoje 72 dias sem nenhum progresso. Com ventos de até 120 km/h, o Furacão Alex provocou temporais e ondas de quatro metros de altura na costa dos estados da Louisiana e do Alabama, nos Estados Unidos. Até agora, mais de 260 milhões de litros de óleo foram despejados no fundo do mar, o suficiente para encher o Empire State Builiding, um dos prédios mais altos de Nova York. Nesta quarta-feira, uma imagem de esperança. Depois de passar dias em tanques de espuma para se livrar do óleo, os pelicanos foram devolvidos à natureza.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cidade na Inglaterra ganha novos sinais de OVNIs

Você sabe o que é um OVINI ?
...
Você acredita neles?



Wiltshire é a 'capital inglesa' dos objetos voadores não identificados.193 buracos apareceram em zona rural. A população na cidade de Wiltshire, na Inglaterra, foi surpreendida com o surgimento de 193 círculos numa área rural na última semana. Ufólogos acreditam que os desenhos são mais uma manifestação dos seres de outro planeta. Essa não é a primeira vez que Wiltshire "ganha" esse tipo de desenho em zonas rurais. A cidade é conhecida na Inglaterra como a capital dos objetos voadores não identificados (OVNIs). "Essa é a safra de buracos mais complexa que apareceu esse ano", disse a expert Karen Alexander ao jornal "Metro".

Oceania


OCEANIA
Introdução A Oceania é um continente cujas terras estão localizadas no hemisfério sul do planeta Terra. Este continente é formado por um conjunto de ilhas situadas no Oceano Pacífico.
Informações importantes sobre a Oceania:
- A área da Oceania é de 8.480.355 km². Em área é o menor continente do mundo.
- O maior, mais populoso e mais desenvolvido país da Oceania é a Austrália. As terras deste país correspondem a, aproximadamente, 90% do continente. O segundo pais mais desenvolvido da Oceania é a Nova Zelândia.
- A população da Oceania é de, aproximadamente, 32 milhões de habitantes. cerca de 75% desta população habita em cidades (urbana), enquanto somente 25 % mora na zona rural.
- O inglês é o idioma mais falado no continente. Além da língua inglesa, o francês e os dialetos nativos também são falados no continente.
- As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália:
Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth.
- Com relação a religião, a maioria é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).
- A economia da Oceania é bem diversificada. Enquanto os países desenvolvidos (Austrália e Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e tecnologia, as outras ilhas da Oceania são dependentes da produção de gêneros agrícolas.
- Países independentes da Oceania: Austrália,
Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, e Polinésia Francesa.
- Países dependentes: Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA), IIhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália) , Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).
- História da Oceania (resumo). Até o século XVIII, o continente era povoado por centenas de tribos indígenas. A partir desse século, teve início a
colonização britânica. Grande parte das terras dos nativos foi tomada pelos colonizadores. Como resultado deste domínio, a população indígena começou a diminuir. Os britânicos, aos poucos, foram impondo sua cultura e seus modos de vida. Hoje, os nativos são a minoria no continente.
- A
fauna da Oceania é caracterizada por uma grande variedade de espécies animais, porém os marsupiais se destacam. Na Austrália, por exemplo, há uma grande quantidade de Cangurus. Inclusivo este animal é o símbolo do país. Outros animais típicos da Oceania: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.
- Com relação ao clima da Oceania podemos destacar a presença do
clima desértico na parte interior da Austrália. Em grande parte das ilhas do continente destaca-se o clima tropical.
- Na
flora da Oceania, exceto na região desértica da Austrália, destacam-se a presença de florestas tropicais.

Europa


EUROPA
Introdução
A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.
Informações importantes sobre a Europa:

- A área do continente europeu é de 10.498.000 km².
- A população da Europa é de 744,7 milhões de habitantes (estimativa 2006).
- A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Européia), que circula em 16 países.
- A densidade demográfica da Europa é de 101 habitantes por quilômetro quadrado.
- O nome do continente tem sua origem na mitologia grega, pois Europa era uma mulher muito linda que despertou o interesse deZeus (deus dos deuses).
- No geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha.
- Existe no continente um forte bloco economico chamado União Européia (UE), que envolve 27 países. Quinze destes países utilizam uma mesma moeda, o euro. Existem também leis comuns que facilitam a circulação de cidadãos integrantes da UE.
- Em geral, a qualidade de vida dos europeus é muito boa. Os índices sociais estão entre os melhores do mundo. Nos países mais desenvolvidos da Europa (região centro-oeste), o analfabetismo é baixo, a expectativa de vida é alta e a criminalidade é pequena.
- Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica, Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.
- As ilhas européias mais importantes são: Córsega, Islandia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.
- O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planícies. Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosas desgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs).
- O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalação de portos e a navegação.
- Existem sete tipos de climas na Europa: temperado oceânico, temperado continental, mediterraneo, subpolar, semi-árido, frio continental e frio de altitude.
- Há vários rios na Europa, sendo que os mais importantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo, Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro.
- Embora grande parte da vegetação européia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra (extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste).
- A Europa possui uma fauna bem diversificada. Os animais mais comuns no continente são: rena, urso pardo, raposa, lontra, lebre, javali, lebre, lince, perdizes e faisões.
- A Europa é formada por 49 países: Irlanda, França, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Rússia, Belarus, Polônia, República Tcheca
, Ucrânia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Moldávia, Sérvia, Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Espanha, Portugal, Andorra, Liechtenstein, Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Armênia, Letônia, Estônia e Lituânia.
- Línguas mais faladas no continente: russo, francês, alemão inglês, italiano e polaco.
- Luxemburgo é considerado o país mais rico da Europa. A renda per capita neste país é de, aproximadamente, 43 mil dólares por ano. A Moldávia é o mais pobre com uma renda per capita de, aproximadamente, 400 dólares por ano.
Curiosidade:
- Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).

Ásia


ÁSIA
Introdução
A Ásia é um continente cujas terras estão localizadas, em maior parte, no hemisfério norte (oriental e setentrional). Ao norte, a Ásia é banhada pelo Oceano Ártico; ao sul pelo Oceano Índico; ao leste pelo Oceano Pacífico e a oeste faz fronteira com a
Europa e África.
Informações importantes sobre a Ásia:
- A área do continente asiático é de 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.
- É também o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).
O clima da Ásia pode ser dividido em quatro regiões climáticas:
- Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte,
taiga no centro e estepes ao sul.
-
Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.
-
Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).
- Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.
- No campo econômico destaca-se o Japão (economia forte e industrializada desde o fim da
Segunda Guerra Mundial), a Índia e a China. Estes últimos países vêm apresentando forte crescimento econômico desde a década de 90. O PIB (Produto Interno Bruto) da China, por exemplo, apresenta crescimento, em média, de 10% ao ano (nos últimos anos). O Bloco econômico mais importante na Ásia é a APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Atualmente, fazem parte 20 países e uma região administrativa especial da China (Hong Kong), sendo que a maioria é de países asiáticos (Austrália, Brunei, Chile, Canadá, China, Indonésia, , Japão, Coréia do Sul, México, Malásia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Peru, Cingapura; Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã).
- As principais religiões seguidas no continente são: islamismo, hinduísmo e budismo.
- O analfabetismo vem diminuindo no continente, atingindo, aproximadamente, 23 % da população.
- As cidades mais populosas da Ásia são:
Mumbai ou Bombaim na Índia (18,3 milhões), Calcutá na Índia (14,7 milhões) e Xangai na China (17,1 milhões) e Tóquio no Japão (12,3 milhões de habitantes).
- Países que fazem parte da Ásia:
Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, República Popular da China, Chipre, Cingapura, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.
- Territórios asiáticos: Cisjordânia, Chagos, Cocos, Faixa de Gaza, Macau, Hong Kong, e Ilhas Christimas.
- Principais rios da Ásia: Yangtze, Ienissei, Huang He, Amur, Lena, Mekong, Volga, Eufrates e Indo.
- Principais ilhas da Ásia: Grande Comore, ilhas Agalega, Sumatra, Honshu, Sulawesi, Java e Bornéu.

América


AMÉRICA
Indústria:
As atividades industriais restringem-se ao beneficiamento de produtos agrícolas para exportação e a produção de bens de consumo e materiais de construção destinados a uso doméstico. Já a indústria de transformação é representada por fábricas de produtos alimentícios, bebidas, cigarros, tecidos, sapatos, produtos químicos e farmacêutico. O país mais industrializado da região é El Salvador.
História :
Período pré-colombiano: Na América Central, especialmente na Guatemala, Belize, do S no México e o N da península de Yucatán ( já na América d Norte), floresceu uma das mais notáveis civilizações indígenas: a civilização maia, cujo adiantamento do campo das ciências e das artes, bem como no âmbito da organização política. Social e religiosa, é universalmente conhecido. A história doa quíchuas, que falavam um dialeto maia, foi preservada no Popol Vuh , obra escrita por uma nativo pouco depois da conquista espanhola, e a dos maias e chorotegas, que haviam na região localizada junto à fronteira entre Honduras e Guatemala, pode ser reconstituída a partir de documentos arqueológicos gravados em pedras. Além desse outros povos que tiveram civilizações avançadas na região foram os toltecas e os cackiquelos.
Conquista: O litoral atlântico começou a ser explorado após a Quarta viagem de Cristóvão Colombo (1502), que ele tomou posse em nome da coroa espanhola. Vasco Núñez de Balboa descobriu o Pacífico a 25 de Setembro de 1513. Gaspar de Espinosa, Juan de Castañeda, Fernando Ponce e Gil González Dávila prosseguiram no reconhecimento do litoral. A conquista da região foi, porém, empresa de Hernán Cortés, Pedro de Alvarado, Pedro Arías de Ávila (Pedrarías), Cristóvão de Olid, Francisco de Montejo, Álvaro de Cáceres , Fernando Sánchez de Badajoz, Francisco Fernández de Córdoba, Diego de Nicuesa e Juan Vázques de Coronado. Mas a vitoria final foi alcança da em 1526 por Alvarado, que aprisiono dois monarcas indígenas, tirando-lhes a resistência. A conquista espiritual, completando a façanha militar, foi obra do frei Bartolomeu de Las Casas e outros religiosos.
Colonização: Santiago de los Caballeros de Guatemala, fundado a 25 de julho de 1524 por Alvarado, foi o primeiro núcleo urbano da região, a cidade de San salvador é de 1525. Durante o período colonial, toda a América Central estava incluída na Capitania Geral da Guatemala, que por sua vez integrava o Vice-Reinado do México, denominado Nova Espanha. Em conseqüência a expansão colonial surgiram na região diversos núcleos demográficos (Honduras, León, Granada, San Gil de Buena Vista, Gracias a Dios, Panamá, Nova Valladolid, Cartago, Ciudad Real e Tegucigalpa). A rivalidade entre os conquistadores resultou em sangrentos conflitos, enquanto corsários e piratas intranquilizavam constantemente a capitania. Os ingleses estabeleceram-se na costa atlântica, com feitorias, para a exploração de pau-campeche, constituindo a colônia de Belize, apesar de esforços feitos pelos espanhóis para recuperar a região.
A consciência autonomista começou a formar-se na Segunda metade do séc. XVIII, mas somente se concretizou politicamente na terceira década do séc. XIX, com a constituição da Federação Centro-Americana.
América do Norte
Parte norte do continente americano que compreende a Roland, Canadá, EUA e México. Ë limitada ao N pelo oceano Ártico, e W pelo oceano Pacífico e mar de Bering, a E pelo Atlântico e a SE pelo golfo do México e mar das Antilhas (Caribe). Ocupa uma área de 23.487.409km². A população estimada, para meados dos anos 80 cerca de 340 milhões de habitantes. Tem forma quase triangular, com a maior largura no EUA e Canadá.
Geografia:
Geologia e relevo: Seu relevo relativamente simples, com dois sistemas montanhosos disposto mais ou menos paralelamente às costas oriental e ocidental: os montes Apalaches ou Alegânis e as Cordilheiras Ocidentais. Do ponto de vista geológico e fisiográfico, divide-se em cinco áreas relativamente homogêneas : montes Apalaches ou Alegânis, Cordilheiras Ocidentais, Planície, Escudo Canadense e Planície Costeira.
Hidrografia: Acha-se em estreita relação com as regiões morfológicas. A Planície Central, é a que apresenta drenagem mais ampla, é para as vertentes do Atlântico e do Pacífico afluem rios mais curtos, em virtude da proximidade das montanhas em relação ao litoral. Os Grandes Lagos, na fronteira dos EUA com o Canadá, constituem um dos elementos característicos da hidrografia.
Clima: As características climáticas são bastante diversificadas. A conformação maciça da região exerce grande influência sobre a migração dos centros de altas e baixas pressões e o deslocamento deste, no inverno e no verão, condicionando diferentes regimes de vento.
Flora : A coberta florística é condicionada pelo clima e pela disposição do relevo. Na parte N da região estende-se a tundra (musgos e líquens). A W do Grandes Lagos, a floresta desaparece dando lugar às estepes ou pradarias. Ao S do Canadá, às coníferas se associam a bétula, o álamo, a faia e o bordo. E na região da Grande Bacia, possui vegetação característica do deserto. No México, à medida que se avança para o litoral, passam a predominar as florestas.
Fauna: Sendo bastante variada também é condicionada pelo clima e outros fatores. São relativamente pouco numerosa as espécies existentes na região Ártica, onde se destacam o caribu, o boi almiscarado, o urso polar, a raposa ártica, além de lebres, mosquitos e diversa variedade de aves migratórias. Na faixa subártica, os carnívoros mais comum são os ursos pretos, o lince, a raposa e o lobo. Na floresta oriental e na planície costeira encontram-se veados, raposas, ratos almiscarados, esquilos, coelho, além de gaviões, insetos e répteis. Já a fauna do deserto é pobre, sendo os típicos as raposas, serpentes e lagartos. E a floresta tropical e habitada principalmente por macacos, esquilos, formigas, cobras e uma enorme variedade de aves.
População:
A América do Norte, tem cerca de 7% porcento da população mundial, e é a região mais povoada do continente americano, mas apresenta densidade demográfica inferior à média mundial.
Composição étnica: Cerca de 44% da população do Canadá são de origem britânica, 305 de origem francesa, enquanto 10% classificam-se como descendentes de alemães, escandinavos e ucranianos; os nativos compreendem os índios e os esquimós, que representam um pouco mais de 1%. E já nos EUA a população apresenta o seguinte: 88,6% de brancos, 10,5% de negros e o restante de índios e outros. Quanto a população mexicana 30% são índios puros, 15% brancos e 55% mestiços. O numero de índios estimados no tempo de Colombo era em cerca de 1.000.000 na região ao N do México e cerca de 5.000.000 na área correspondente aos territórios do México e da América Central. Após a chegada dos europeus, esse números caíram acentuadamente, por causa das enfermidades e às guerra com colonizares . mas desde do séc. XX a população indígena tem crescido, e alguma tribos, como a dos navajos, eram mais numerosas em 1960 do que no tempo da descoberta. Do ponto de vista antropológico, os índios norte-americanos não possuem tipo físico uniforme, mas são basicamente mongoloides.
Línguas e religiões: Nos EUA e no Canadá, a maioria da população fala inglês e segue numerosas seitas protestantes, mas o francês é o idioma de cerca de 30% dos canadenses, que em regra filiam o catolicismo, nos EUA os católicos atingem cerca de 50.000.000 hab. No México quase toda a população fala língua espanhola e segue o catolicismo. Vários grupos nativos da região também falam o inglês, o francês e sua língua de origem.
Povoamento e imigração: Entre os séc. XVI e séc. XVII, foi povoada por europeus que fixaram em diferentes áreas. Tais povoadores como os franceses, ingleses e espanhóis encontraram na região habitadas por povos mongoloides., bastante diferenciados por sua civilização e modo de vida.
A necessidade de mão-de-obra agrícola fez com que, nas vizinhanças do golfo do México, fossem introduzidos numerosos negros, trazidos da África, como escravos. E no decorre do séc. XIX, milhões de imigrantes afluíram para o continente, contribuindo para o rápido povoamento das áreas centro-ocidentais. Sendo a maioria da Europa, passando a constituis substancial parcela da população dos EUA, embora também se tivessem fixado no Canadá. E região recebeu também imigrantes asiáticos, que sobretudo se localizaram na Califórnia.
Demografia:
Os habitantes acham-se distribuídos de maneira bastante irregular; áreas densamente povoadas contrastam cm outras rarefeitas, muitas vezes desérticas, podendo-se correlacionar essa disposição às condições de meio físico e à disponibilidade de recursos naturais.
No período colonial foram fundadas várias cidades ao longos da costa atlântica, onde surgiram Boston, Filadélfia, Nova York e outros centro urbanos. No intervalo das duas guerras mundiais, foi espantoso o surto de urbanização nos EUA, onde, já em 1930, a população citadina predominava sobre a rural.
A posição geográfica desempenhou importante papel como fator condicionante do aparecimento dos centro urbanos.
Economia:
A superabundância de recursos naturais encontrados pelos colonizadores foi objeto, durante muitos séculos, de uma exploração predatória. Somente em meados ao séc. XX, os governos dos EUA e Canadá adotaram medidas visando à conservação da natureza e criando departamento para estudar o problema.
Águas: Na América do Norte, como em outra regiões do mundo, os recursos hidráulicos servem a diversas finalidades, tais como uso doméstico, irrigação, indústria, transporte e produção de energia elétrica. O consumo de água da região tem-se expandido rapidamente , devido principalmente ao aumento da população e ao crescimento industrial. Em conseqüência, tem-se registrado escassez da água em diversas áreas, determinada pela falta de chuvas, ou pelo excesso de consumo.
Solo : A geografia dos solos e mais fácil ser entendida através da distribuição da vegetação natural.. a relativa infernalidade tanto das regiões secas quanto nas zonas florestais úmidas é atribuída às condições climáticas e às características do material que os solos são formados.
Minerais: São grandes e variados, a maior parte do minério de ferro da região encontra-se no Escudo Canadense. As jazidas do Escudo Canadense junto com as montanhosas rochosas, desempenha grande papel na economia. O cobre é o mais destacado metal não ferro dos EUA, enquanto no México é a prata. As grandes bacias sedimentares se estendem do oceano Ártico, no N, até a extremidade meridional do México onde são ricas em minerais combustíveis. Numerosa variedade de minérios ocorre na região. Alguns como areia e pedras empregadas nas construções de concreto, existem em quase todas a áreas, mas possuem valor limitado e transporte dispendioso. Outro tais como o ouro e urânio, são mais raros.
Agricultura e pecuária: A atividades ocupam lugar de destaque nessa parte do continente, e uma das áreas mais ricas é o chamado corn belt ( 'cinturão do milho' ), nos EUA. Em complementação ao plantio do milho e outros cereais, desenvolveu-se bastante a pecuária. Uma Segunda área agrícola de importância é o cotton belt ( 'cinturão do algodão'), a maior região produtora de algodão do mundo compreende a quase toda totalidade de nove Estados do Sul do EUA, além de pequenas área de quatro outros. Entre essa duas áreas localiza-se uma região de agricultura diversificada: milho, trigo, aveia, feno, fumo e frutas. as plantações de fumo concentram-se na região centro-oriental dos EUA no vale do Connecticut. As atividades criadas à criação do gado leiteiro destacam-se no NE e junto as Grandes Lagos, onde os solo e a topografia não propiciam a produção de cereais e limitam a utilização de maquinaria. Em toda área W, nas montanhas Rochosas, domina a pecuária de corte, por serem favoráveis as condições de solo, altitude, topografia e clima. As chuvas colaboram para que a criação de gado seja a única fonte segura de renda, pois em grandes partes dessa zona elas são incertas e escassas, assim restringem a agricultura apenas nas faixas irrigadas.
No Canadá as áreas produtoras de cereais representas 70% das terras agrícolas do país, a E das Grandes Planícies, onde a proximidade do centros urbanos, favoreceu a diferenciação de atividades tais como criação de gado, a avicultura, , o cultivo de batatas, legume e frutas. nas províncias do E, o clima temperado é propício à pecuária e à agricultura de batatas, maçãs e outras frutas. Já a norte das regiões agrícolas , as limitações climáticas reduzem as atividades quase que a caça e, no litoral a peca. Os animais de peles valiosas (raposas, martas ) , são os mais visados , sendo que em alguma regiões, até mesmo no Alasca, existem algumas fazendas que se dedicam a criação sistemática dos mesmo.
No México, as condições geográficas também não são muito favoráveis a agricultura, embora por motivos diversos: solos mais pobres e dependendo de irrigação nas terras mais altas, excesso de calor e umidade nas florestas tropicais ... A cultura do milhos desempenha um papel importantíssimo na economia mexicana, pois pode ser plantado em qualquer solo da região, desde o nível do mar até 3.000m de altitude.
Indústria: A América do Norte é a região mais industrializada da terra. A área metropolitana de Nova York dispõe do maior e melhor porto, por isso, de situação privilegiada. Com a escassez de terras disponíveis , não contam com indústrias pesadas, predominando as têxtil, química, alimentícia e petrolífera. No Canadá em muitas áreas são praticadas a industria extrativa em pontos isolados (petróleo e minas). No México destaca-se a mineração ( prata, principalmente) e a extração de petróleo.
Transportes: Dispõe de um excelente sistema rodo-ferroviário, além de intensa circulação aérea e aquática. No inicio o sistema ferroviário teve destaque no de transporte, que a partir de 1930 acentuou-se uma imensa concorrência das rodovias que cortam o continente em todas as direções. A circulação aquática também assume uma grande importância para os transportes interiores..
Para as imensas e desérticas regiões de N canadense, é atravessada pela rodovia que liga os EUA ao Alasca. A aviação constitui o único meio capaz de atingir rapidamente pontos tão distantes. Já o México tem por centro rodoviário a capital, as ferrovias também tem como centro a capital, a mais antiga é a que faz a conexão com Vera Cruz..Igualmente desenvolvidos são os transportes aéreos mexicanos, que tem como ponto focal a Cidade do México e alcanças as principais cidades. Sai mias de centenas empresas aéreas e mais de mil aeroportos.
História :
Exploração: Embora navegadores escandinavos tivessem se estabelecido na Groenlândia durante o séc. X e, eventualmente, alcançado a América do Norte por volta de 1000 d. C, esses exploradores em quase nada contribuíram para o conhecimento da região.
Exploração espanholas: Depois que Cristóvão Colombo atingiu as Ilhas Bahamas, em 1492, diversos exploradores espanhóis, iniciaram o devastamento da terras continentais correspondentes á América Central e do Norte. Em 1519, Hernán Cortés iniciou a conquista do México. Seis anos antes, porém, , a Flórida foi contornada por Juan Ponce de León, e no mesmo ano em que Cortés assenhorou-se do México, Alonso de Pineda circundava o golfo do México. Durante os anos de 1524 e 1525 o português Estêvão Gomes, a serviço as Espanha, realizou o percurso desde Grand Banks até a Flórida. Expedições posteriores alcançaram o interior do continente. As primeira expansões espanholas foram completadas em 1542-4, quando Juan Rodríguez Cabrillo e Bartolomé Ferrelo exploraram a costa do Pacífico, desde a baixa Califórnia até um ponto além da latitude 42 N.
Explorações inglesas, francesas e holandesas: Enquanto os espanhóis exploravam as baixas latitudes, outros europeus atingiam as costas ao N. Após a viajem do navegador genovês João Caboto, em 1497, a serviço da Inglaterra, o francês Jacques Cartier subiu o rio São Lourenço a partir de 1534 e Sir Francis Drake explorou o litoral do Pacífico (1578-79) . No inicio do séc. XVII, franceses e bascos estabeleceram-se no golfo de São Lourenço, dedicando-se ao comercio de peles. Mercadores franceses fundaram Port Royal (1605), mas em 1608 Quebec tornou-se o centro comercial de peles, e , a partir desse empório, o governador francês do Canadá, Samuel de Champlain, tentou descobrir uma passagem para o Pacífico. Essa exploração junto com a dos missionários franceses resultaram no devastamento do sistema de São Laurenço- Grandes Lagos (1650). A rivalidades entre franceses e ingleses levaram este último a organizarem a Companhia de Baía de Hudson, depois que essa região tronou-se conhecida através do esforço de exploradores ingleses, entre os quais, sir Martin Frobisher, John Davis e Henry Hudson.
A França, por seu lado, tentava, a todo custo, ampliar sua soberania em terras da América do Norte. M 1671-72, Paul Denis explorou os rios Saguenay e Rupert até a baía de James, enquanto simon François Daumont proclamava a suserania francesa sobre o interior do continente, no salto de Santa Maria (1671) . Em 1673, Louis Jolliet e Jacques Marquete desceram o Mississípi até o Arkansas e, nove ano depois, René Robert Cavelier apoderou-se, em nome da França . de toda região, que denominou Lousiana. Entre as mais notáveis tentativas dos franceses de estabelecerem conexão com as colônias espanholas foram as de Louis Juchereau de Saint-Denis que, partindo de Natchitoches, na Lousiana, alcançou San Juan Bautista, no México(1714); de Bernard de la Harpe ap longo dos rios Red e Arkansas (1719-22); e de Pierre e Paul Mallet, que seguiram o Missouri e voltaram pelo Mississípi ao longo dos rios Arkansas e Canadense. Nas planícies do N coube e Pierre Gaultier de Varennes descobrir ao lagos Winnipeg, Winnipegosis e Manitoba. Além das montanhas Negras.
Enquanto isso, ingleses e holandeses dedicavam-se à exploração das regiões abaixo dos Grandes Lagos a e E do Mississipi. Destacaram-se nessa tarefa Henry Hudson, que descobriu o cale Hudson (1609); James Needham, que explorou os rios Tennessee e Ohio (1673); Arnout Cornelius Viele, que encontrou a junção dos rios Arkansas e Mississipi (1692-94); e Henry Kelsey, Anthony Henday e Samuel Hearne, que vasculharam amplas áreas desconhecidas do interior canadense.
Exploração do Ártico, Noroeste e costa do Pacífico: Exploradores russos demonstraram interesse pela América do Norte no início do séc. XVIII. Vitus Jonassen Bering atravessou o estreito de Bering em 1728, e, juntamente com Alexei Chirikov atingiu o S do Alasca em 1741. Expedições marítimas espanholas exploravam em 1774-75 o litoral da Califórnia até a latitude de 57º N . James Cook realizou o percurso do Oregon até o estreito do Bering (1778), enquanto o padre Silvestre Vélez de Escalante, partindo de Santa Fé, explorou os lagos Utah e Sevier e o alto rio Virgínia (1776-77) . Em 1789, sir Alexander Mackenzie descia o rio Mackenzie até o oceano Ártico e mais tarde (1805) a expedição de Lewis e Clark, após subir o Missouri alcançou a desembocadura no rio Colúmbia. Na primeira metade do séc. XIX, a região ártica foi explorada por diversas expedições, entre elas as de sir John Franklin, John Era, Thomas Simpson, Frederick W. Beechey, William Edward Parry e John Ross, mas somente em 1903 e 1906, Roald Amundsen empreendeu a travessia marítima do Atlântico ao Pacífico pelo N do continente.
Colonização europeia: Embora comerciantes suecos, holandeses e russos tivessem estabelecido colônias na América do Norte no séc. XVII, sua contribuição à colonização da região foi pequena comparada com as dos espanhóis, franceses e ingleses.
Coube ao vice-reinado da Nova Espanha, instituído em 1535, velar pelas aquisições territoriais espanholas na área das Antilhas e do continente, ao N do istmo do Panamá. Os espanhóis avançaram ara o N e em 1560 tomaram a Flórida aos huguenotes. Os esforços dos missionários na Virgínia fracassaram, mas as missões enviadas ao litoral da Geórgia e Carolina obtiveram êxito. No final do séc. XVI, Juan de Onate colonizou o Novo México, e Santa Fé foi estabelecida em 1610. No séc. XVIII, os espanhóis expandiram sua fronteiras do Pacífico, de Sonora até a baía de São Francisco.
Os colonizadores ingleses que se estabeleceram no litoral atlântico, desde Maine até Geórgia, dedicaram-se à agricultura, comércio, pesca e construção naval. Durante a década de 1630, numerosos imigrantes puritanos chegaram a Massachusetts e daí espalharam-se por Connecticut, Rhode Island e New Hampshire. O desenvolvimento da Pensilvânia iniciou-se em 1682, com a chegada de imigrantes quakers. No séc. XVII, milhares de escravos africanos foram introduzidos no S, e no séc. XVIII estabeleceram-se correntes migratórias procedentes da Irlanda, Escócia, País de Gales e Alemanha. Por volta de 1760, as colônias britânicas da América do Norte já estavam com cerca de 2.000.000 hab. Numerosos fatores, com relação com os índios, a política ocupação das terras e a fertilidade dos solos, modificaram a colonização, que se caracterizou, no séc. XIX, pela expansão das fronteiras agrícolas, com o estabelecimento de núcleos pioneiros em Oregon, Utah e Califórnia e a ocupação das altas planícies, e pelas descobertas das minas de ouro e prata na Califórnia.
Os estabelecimento franceses desenvolveram-se na Nova França (Canadá ) e na Acádia ( litoral da Nova Escócia) . devido à ineficiência da administração privada, a coroa francesa assumiu o controlo direito da Nova França, em 1663, expandindo-a, em seguida, ao longo do São Lourenço. A Acádia, com seu pequeno número de colonos franceses, passou, em 1713, ao controle da Inglaterra. Estabelecida em 1699, a Louisiana desenvolveu-se sob a administração de um mercador e mais tarde em Companhia das Índias Ocidentais, tornando-se província real em 1731. Mas ingleses e irlandeses também participaram da colonização da Nova França. Imigrantes procedentes comunidades em Quebec e Montreal, enquanto a revolução americana levou numeroso legalista , as se transferirem para o alto Canadá.
Principais modificações territoriais: Os monarcas europeus entenderam que sua sobrevivência estendia-se a seus súditos estabelecimentos no Novo Mundo , e por esse motivo as guerras europeias e as rivalidades na América produziam modificações territoriais na região. Em 1664, a Inglaterra ocupou a Nova Holanda e em 1713 adquiriu as possessões francesas da Acádia, terra Nova e Terra de Rupert. Meio século depois, a França cedeu toda a faixa continental e E do Mississipi à Grã-Bretanha e a W deste rio a Espanha. Esta, por sua vez, entregou a Flórida aos ingleses. Após a revolução americana, os EUA obtivera, o território ao S do Canadá e a E do Mississipi, enquanto a Espanha recuperava a Florida (1783).
Napoleão tomou a Louisina à Espanha mas logo vendeu-a aos EUA(1803). Pelo tratado de 1819, a Espanha transferiu a Flórida aos EUA, os quais acabaram aceitando o Texas em mãos dos espanhóis. Após a desintegração do império espanhol na América, colonos estadunidenses revoltaram-se no Texas (1835), proclamando a república, que foi incorporada aos EUA em 1845. Depois de uma curta guerra com os EUA, o México renunciou ás suas pretensões ao Texas e cedeu também o Novo México e alta Califórnia.
A fronteira entro os EUA e as províncias britânicas do N foi demarcada ao longo do paralelo 49, de 1818 a 1846. Rússia e Grã-Bretanha estabeleceram a fronteira interior do Alasca em 1825, mas a Rússia vendeu essa região aos EUA em 1867. As principais modificações territoriais nas províncias britânicas ocorreram após 1860, com a incorporação ao Canadá da Nova Escócia e Nova Brunswick (1867), Terra de Rupert (1869), Colúmbia Britânica(1871), ilha do Príncipe Eduardo (1873) e Terra Nova (1949).
América do Sul:
Posso forma triangular, situa-se sua parte mais lagar na zona equatorial enquanto a mais estreita volta-se para o Pólo Sul. Limitada a W pelo oceano Pacífico e a E pelo Atlântico, ocupa uma superfície de cerca de 17.830.000km², o que corresponde a 12% porcento da área terrestre do globo, e sua população era estimada em 270 milhões de habitantes em meados da década de 1980.
Geograficamente a paisagem denominada pela cordilheira do Andes (7.250km² em direção N/S) . O deserto de Atacama no litoral oeste contrasta com regiões de florestas tropicais da Bolívia, brasil, Peru e Equador. É composto por 12 países soberanos ( Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) e duas colônias europeias (Guiana Francesa e ilhas Kalkland ou Malvinas, inglesas ).
Geografia:
Estrutura geológica e relevo: Primitivamente ligada África, com a qual provavelmente compunha o continente de Gonduana, de que também faziam parte Madagascar, península Arábica, Índia e Austria, a América do Sul era representada basicamente, por três grandes massas cristalinas, separadas por braços de mares rasos: o escudo Guiano, o escudo Brasileiro e o escudo Patônico.
Os mares epicontinentais situam-se em áreas correspondentes às atuais bacias Platina e Amazônica. Uma vez formada a cordilheira dos Andes, ocorreu quase simultaneamente a regressão dos mares que as partes baixas entre os escudos ou entre estes e os Andes.
Com relação à Bacia Amazônica, o levantamento do bloco andino barrou o escoamento das águas para o W e, com o aumento da sedimentação, a bacia adquiriu um aspecto lagunar. A evolução da sedimentação da bacia do Orinoco não teve sequência muito diferente da bacia Amazônica, sendo certo que sobre o cristalino predominou a sedimentação marinha. Quanto à Planície do Pampa, teve evolução diversa, pois ao que parece, a sedimentação, até o final do Mesozoico, ocorreu em ambiente marinho ou em um conjunto de grandes lagunas. Mas no terciário, com a formação dos Andes, o braço do mar que separava o escudo Patagônico do brasileiro regrediu até que a maior parte da planura pampiana ficou sob o domínio da acumulação continental.
Hidrografia: Os mais importantes sistemas hidrográficos da América do Sul - do Amazonas, do Orinoco e do Paraná - rio da Prata - têm a maior parte de suas bacias de drenagem na planície. Os três sistemas, em conjunto, drenam uma área de cerca de 9.583.000 Km2. a maior parte do lagos da América do Sul localiza-se nos Andes ou ao longo de seu sopé. A mais importante formação lacustre do N é o lago de Maracaibo, na Venezuela, e na costa oriental salienta-se a lagoa dos patos, no Brasil.
Clima: A distribuição das temperaturas médias na região apresentam uma regularidade constante a partir dos 30º de lat. S, quando as isotermas também, cada vez mais, a se confundir com os graus de latitude. Nas latitudes temperadas, os invernos são mais quentes e os verões mais frios do que na América do Norte. A distribuição das chuvas relaciona-se com o regime dos ventos e das massas de ar. Na maior parte da região tropical e E dos Andes, os ventos que sopram do Ne, E e SE carregam umidade do Atlântico, provocando abundante precipitação pluviométrica.
População:
Grupos étnicos: As populações primitivas da América do Sul, os ameríndios, de caracteres antropológicos mongoloides, distribuíam-se no período colonial e grupos. Os conquistadores europeus encontraram esses nativos nos mais diversos estágios de civilização, o que determinou deferentes tipos de reação, que contribuíram, de uma forma ou de outra, para sua conservação ou eliminação.
Na região dominada pelos portugueses, os colonizadores arrebanharam os índios espalhados pelo interior,, levando-os a terras propícias para fundar a colonização.
Com essa obra de conquista veio juntar-se ao indígenas um outro contingente, o branco ibérico principalmente, ajudando assim compor o quadro étnico. Os índios não se adaptaram com o tipo de agricultura imposto, os colonizadores começaram a importa escravos negros africanos, que vieram e constituíram o terceiro elemento da população étnica do sul-americano.
Composição da população: A população branca predomina na região, mas é considerável a percentagem de mestiços, enquanto os indígenas e negros consistem minorias.
Grupos lingüisticos: Além do português e espanhol, a diversos línguas faladas pela imensa maioria da população, grupos lingüisticos aborígines ainda subsistem.
Demografia : A população não se distribui uniformemente, havendo áreas rarefeitas, ao lado de outras de densidade relativamente elevada.
A população sul-americana teve um maior índice de crescimento entre 1920 e 1960, um dos fatore desses aumento foi as migrações que ocorrem desde 1800.
Cidades: As áreas mias densamente povoadas tendem de aumentar sua população mais rapidamente do que as regiões escassamente habitadas. As cidades não somente cresceram em tamanho, mas a proporção também tende de crescer bastante.
Algumas cidades como: Buenos Aries, São Paulo e Rio de Janeiro, alinham-se entra as maiores metrópoles do mundo.
Economia:
Águas: Em virtude da diversidade da topografia a das condições de precipitação pluviométrica, os recursos hidráulicos da região variam enormemente nas diferentes regiões.
Solos: Milhares de quilômetros quadrados de solo escuro, o corem na região da Argentina e Uruguai, onde se encontram os melhores solos do mundo. As terras da bacia Amazônica em geral são pobres, existem solos férteis em pequenas áreas. Mas a infernalidade e a elevada acidez fazem com que a maior parte das terras da planície tropical sejam ruins para a agricultura.
Minerais: O subsolo da região é rico em petróleo. A América do Sul em rica em minério de ferro. Numeroso depósitos têm sido descobertos quase à flor da terra, e podem ser minerados diretamente e a baixos custos. Outro recurso mineral importante é o cobre. A maior parte das reservas de estanho do hemisfério ocidental concentra-se no território boliviano. As minas localizam-se a grandes altitudes nos Andes, e algumas delas são antigas jazidas de prata exauridas nos tempos coloniais.Agricultura: A maioria da população vive nas proximidades do litoral e por isso grande partes das áreas em que se faz uso intensivo da terra, localiza-se nessa faixa. Menos de 5% das terras são cultivadas, 19% destinam-se a pastagens e 47% são ocupadas por florestas.
A agricultura ainda apresenta grande papel no continente, o mais importante produto é o café. Mas a agriculta, entretanto, não emprega sistemas ou técnicas uniformes para um mesmo produto. A produtividade não apenas varia de país para país mas também apresenta enormes diferenças regionais dentro dos mesmos.
Extrativismo vegetal: Compreende o aproveitamento das áreas florestais do sul do Brasil. A extração de madeira apresenta uma atividade econômica importante . no setor há ainda que salientar o aproveitamento das plantas medicinais e oleaginosas pelo processo de coleta.
Indústria: Quanto as atividades industriais o continente ainda tem todas as características do subdesenvolvimento. O uso das reservas minerais, no que se refere à transformação no próprio país de origem, tem aumentado nas ultimas décadas. Geograficamente, a indústria brasileira concentra-se em torno das cidades de São Paulo, o maior parque fabril das Américas do Sul e Central, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
O segundo país mais industrializado é a Argentina.
Transporte: O sistema de transporte da região ainda são deficientes, apresentando baixas densidades quilométricas. A região dispões de cerca de 1.700.000k de rodovias e 100.000 km de ferrovias, que se acham concentradas na faixa litorânea, continuando o interior ainda desprovido de comunicação. Possui um dos maiores feixes fluviais navegáveis do mundo. As duas principais frotas mercantes pertence ao Brasil e Argentina. A aviação comercial entrou com um magnifico campo de expansão, pois possui uma das maiores linhas em densidade de tráfego do mundo, Rio-São Paulo , e grandes aeroportos , como o internacional Santos Dumont ( Rio) , Ezeiza (Buenos Aries).
História:
Período pré-colombiano: Homens de origem mongoloide chegaram às Américas há cerca de 20.000 ano, oriundos provavelmente da Sibéria, através do Alasca. Espalharam-se inicialmente pela América do Norte e Central até chegarem a América do Sul entre III e o I milênio a.C. Até recentemente, a população indígena no período pré-colonial, desde o N do México ao extremo meridional da América do Sul, era estimada em 15.000.000 hab. As populações indígenas pertenciam a quatro grupos diferentes: circuncaribe e semi-marginal, centro-andino, tribos marginais e a tribo dos Andes e das florestas tropicais. Dentre os indígenas, somente os chibchas e os incas alcançaram elevado nível de cultura. Os restantes eram atrasados, virando sei grau de civilização do Paleolítico ao Neolítico.
Descobertas, conquista e colonização:
Os espanhóis . Após a primeira viagem de Cristóvão Colombo, que resultou nas descobertas das ilhas Bahamas, Cuba e Haiti, os espanhóis iniciaram a conquista da América Central e das Antilhas. A exploração da América do Sul começou em 1499 com a expedição de Alonso de Ojeda, da qual fazia parte Américo Vespúcio, que percorreu o litoral setentrional da região, desde o estuário do Orinoco até o lago de Maraico. As descrições de Vespúcio e o reconhecimento da América do Sul como uma unidade geográfica levaram o cartografo Martin Waldssemuller a dar o nome de América à região em 1507.
Francisco Pizarro e Diego de Almagro iniciaram, a partir de 1524, a busca de uma terra do ouro das narrativas indígenas chamada Birú(Peru) e, após enfrentar as correntes marítimas e os ventos, atingiram um ponto no território do atual Equador, em 1527, confirmando assim a existência de um império indígena. O peru serviu como núcleo de expansão para o E e N. depois da queda do império inca, Francisco Pizarro encarregou Sebastián de Belacáar de sub julgar o reino de Quito,o que fez com a ajuda de Almagro. O primeiro homem a percorrer o Amazonas até o Atlântico foi Francisco de Arellana.
A outra grande área de exploração, conquista colonização espanhola na América do Sul foi a região do rio Prata. O grande estuário foi descoberto por Juan Díaz de Solís em 1520. Embora a primeira tentativa de colonização em grande escala foi realizada em 1535 por Pedro de Mendoza, que recebeu concessão real de todas as terras entre o rio Prata e o estreito de Magalhães e daí o W até o Pacífico.
Os portugueses
O Brasil foi conquistado e colonizado pelos portugueses, cujas reivindicações territoriais fundamentaram-se no tratado de Tordesilhas(1494). O descobrimento e a posse das terras do Brasil por Pedro Alvares Cabral(1500) coincidiu com o início da exploração, por Portugal, do comércio com a Índia. Embora pouco atraentes do ponto de vista econômico, pois praticamente só dispunham de pau-brasil. Portugal não negligenciou as novas terras incorporadas ao reino.
Uma expedição, comandada por Américo Vespúcio, explorou o litoral(1501-1502), e em 1503 a coroa portuguesa concedeu a Fernando de Noronha o direito de cortar pau-brasil pelo prazo de três anos. Em consequência núcleos de colonização foram fundados em Pernambuco e na Bahia, teve início o cultivo da terra e numerosos cristãos emigraram para o Brasil. Em 1530, o governo de Lisboa enviou uma frota, sob o comando de Martin Afonso de Sousa, com o objetivo de expulsar os franceses, fundar núcleos de colonização, estabelecer novos sistemas e introduzir uma forma de colonização mais adaptada a colônia. Em 1533, D. João III dividiu o Brasil em Capitanias, e entregou a donatários.
Os mesmos gozavam de muitos privilégios, que não atingiu todos seus objetivos. Em 1549, D. João III nomeou Tomé de Souza para o cargo de governador-geral do Brasil. O mesmo fundou a cidade de Salvador, onde estabeleceu a sede do governo e trouxe em sua comitiva um grupo de seis jesuítas que desempenhou importante papel catequético e cultural nos primeiros tempos da colônia. A agricultura passou a ser uma atividade permanente e os produtos eram suficientes para abastecer as necessidades da colônia, logo no entanto os colonos passaram a enfrentar o problema da mão -de- obra, e a escravização indígena mostrava-se insatisfatória, e foram introduzidos escravos negros trazidos da África em grande número durante o período colonial e até mesmo após a independência do Brasil.

África

ÁFRICA

Introdução


A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo; ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.


Informações importantes sobre o Continente Africano:


- A África é o segundo continente mais populoso do mundo (fica atrás somente da Ásia). Possui, aproximadamente, 800 milhões de habitantes.
- É um continente basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habitam o meio rural, enquanto somente 37 % moram em cidades.
- No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita, por exemplo, é de, aproximadamente, US$ 800,00. O PIB
(Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura.
- O principal bloco economico
africano é o SADC (Southern Africa Development Community), formado por 14 países: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
- Além da agricultura, destaca-se a exploração de recursos minerais como, por exemplo, ouro e diamante. Esta exploração gera pouca renda para os países, pois é feita por empresas multinacionais
estrangeiras, principalmente da Europa.

- Os países africanos que possuem um nível de desenvolvimento um pouco melhor do que a média do continente são: África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.


- Os principais problemas africanos são: fome, epidemias (a AIDS é a principal) e os conflitos étnicos armados (alguns países vivem em processo de guerra civil).
- Os índices sociais africanos também não são bons. O analfabetismo, por exemplo, é de aproximadamente 40%.


- As religiões mais presentes no continente são: muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%). Existem também seguidores de diversos cultos africanos.
- As línguas mais faladas no continente são: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.


Geografia da África:
- Principais rios: Nilo, Níger, Congo, Limpopo, Zambese e Orange.- Clima: Clima Mediterrâneo (chuvas na primavera e outono) no norte e sul; Clima Equatorial (quente e úmido) no centro.- Relevo: Monte Atlas (norte), Planalto Centro-Africano (região central), Grande Vale do Rift com altas montanhas e depressões (leste). Na região norte destaca-se o Deserto do Saara.- Cidades mais populosas: Cairo (Egito), Lagos (Nigéria), Kinshasa (R. D. do Congo), Cartum (Sudão), Johanesburgo (África do Sul) e Gizé (Egito).


- Países que fazem parte do continente africano: Angola, Argélia, Botswana ,Camarões, Lesoto , Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade, Congo, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Togo, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão, Tunísia, Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, e Uganda

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dengosos trabalham em dobro durante a Copa...

Engraçado que os mosquitos sempre tocam a vuvuzela quando queremos dormir....

Arte e texto: André de Souza

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tirinha Guilber

Tirinha Guilber

Tornados matam 3 em Minnesota

Dezenas de pessoas ficaram feridas na cidade americana de Wadena. Tempestades destruíram casas, carros, bosques e linhas de transmissão.

Ônibus escolar destruído na cidade de Wadena nesta sexta-feira (18). (Foto: AP)


A cidade americana de Wadena, no Minnesota, foi atingida por tornados na noite de quinta-feira e tentava se recuperar nesta sexta (18). O mau tempo destruiu casas e veículos, matou três pessoas e deixou vários feridos. A tempestade também derrubou árvores e linhas de transmissão de energia elétrica. O Serviço Nacional de Meteorologia registrou 36 avistamentos de tornados, a maioria deles no Minnesota.

Imagem aérea mostra centro comunitário destruído em Wadena nesta sexta (18). (Foto: AP)

Morre, aos 87 anos, o escritor português José Saramago.

Autor de 'Ensaio sobre a cegueira' morreu nesta sexta nas Ilhas Canárias.Escritor era um dos maiores nomes da literatura mundial contemporânea.

O autor José Saramago, morto nesta sexta-feira 918), aos 87 anos, em foto de novembro de 2009 (Foto: AFP)


O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi passada à agência de notícias EFE pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira".
O autor de "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira" vivia em Lanzarote desde 1993 com sua esposa, a jornalista Pilar del Río. Nos últimos anos foi hospitalizado em várias oportunidades, principalmente devido a problemas respiratórios.Segundo a imprensa espanhola, que cita fontes de sua família, o escritor morreu em sua residência depois de ter passado uma noite tranquila. Expoente da literatura mundial. O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa. O autor era tido como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época.
Entre seus livros mais conhecidos estão "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A balsa de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009.
"Ensaio sobre a cegueira" foi levado às telas em um produção hollywoodiana filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus") em 2008. No mesmo ano, uma exposição sobre o trabalho de Saramago foi exibida no Brasil.
"José Saramago: a consistência dos sonhos" trazia cerca de 500 documentos originais e outros tantos digitalizados, reunidos em um formato que, misturando o tradicional e a tecnologia moderna, levavam o visitante a uma agradável e rara viagem pela vida e pela obra do escritor português.


Veja, abaixo, uma lista de romances escritos por Saramago

"Terra do pecado", de 1947
"Manual de pintura e caligrafia", de 1977
"Levantado do chão", de 1980
"Memorial do convento", de 1982
"O ano da morte de Ricardo Reis", de 1984
"A jangada de pedra", de 1986
"História do cerco de Lisboa", de 1989
"O Evangelho segundo Jesus Cristo", de 1991
"Ensaio sobre a cegueira", de 1995
"Todos os nomes", de 1997
"A caverna", de 2000
"O homem duplicado", de 2002
"Ensaio sobre a lucidez", de 2004
"As intermitências da morte", de 2005
"A viagem do elefante", de 2008
"Caim", de 2009

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Volume de água na Lua pode ser maior do que se imaginava


A descoberta significa que a água é natural do satélite natural da Terra, ou seja, não foi trazida por eventuais asteroides que caíram sobre ela.


Cientistas patrocinados pela da Nasa (agência espacial americana) estimam que o volume de moléculas de água presa em minerais encontrados na Lua pode ser bem maior do que se imaginava.
Pesquisadores do Laboratório de Geofísica da Instituição Carnegie, em Washington, junto com outros cientistas, afirmam que a quantidade de água esteve presente durante a formação da Lua, enquanto o magma quente começou a esfriar e a se cristalizar. A descoberta significa que a água é natural do satélite natural da Terra, em vez de ter sido trazida por asteroides que caíram lá.
"Durante 40 anos, pensávamos que a Lua fosse seca", afirmou Francis McCubbin, autor do trabalho publicado na edição desta segunda-feira (14) do "Proceedings of the National Academy of Sciences". A equipe analisou compostos presentes em minerais de amostras coletadas pela missão Apollo e um meteorito lunar.
O grupo utilizou testes que detectam elementos na dimensão de partes por bilhão. Eles descobriram que o conteúdo mínimo de água variava de 64 partes para cinco partes por bilhão para cinco partes por milhão. O resultado tem pelo menos dois graus de magnitude a mais que os resultados anteriores, que estimavam uma quantidade inferior a uma parte por bilhão.
Jim Green, diretor de divisão da Nasa em Washington, esclarece que a água referida pelos pesquisadores é encontrada na forma de hidroxil (composto químico representado pelo radical OH).
Os cientistas acreditam que a origem da Lua é o resultado do impacto de um objeto do tamanho de Marte na Terra a cerca de 4,5 bilhões de anos. O impacto colocou uma grande quantidade de material na órbita da Terra, o que teria gerado a Lua. O oceano de magma que se formou em algum ponto do processo de compactação da Lua esfriou e, então, ou a água escapou ou foi preservada como moléculas de hidroxil nos minerais cristalizados.
Estudos anteriores revelaram a evidência de água na superfície e no interior da Lua, a partir da análise de dados coletados pela sonda indiana Chandrayaan-1 e de amostras lunares.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Klose confirma status de 'matador' em Copas e mira recorde de Ronaldo.



Klose era colocado como dúvida antes da partida contra a Austrália. Ele se apresentou à seleção alemã fora de forma e desanimado após seca de gols no Bayern de Munique. O técnico Joachim Löw minimizou o fato, bancou a presença do jogador entre os titulares, e não se arrependeu.
Klose marcou um dos gols da goleada sobre os australianos por 4 a 0, se aproximando do recorde de gols em Copas, pertencente a Ronaldo. Foi o décimo primeiro gol de Klose em Mundiais, quatro a menos que o atual atacante do Corinthians.
O alemão marcou cinco gols na Copa de 2002 e mais cinco na de 2006. O gol anotado diante da Austrália fez Klose alcançar o ex-atacante alemão Klinsmann.
“Nós conseguimos nos divertir jogando futebol no campo. Tenho ciência do que posso fazer e me sinto ótimo”, comemorou Klose, após a vitória sobre a Austrália.
Pelo twitter, Ronaldo comentou a vitória alemã. "Boa estreia da Alemanha. Grande jogo, o melhor até agora", destacou o atacante.

Na fase de preparação ao Mundial, a mídia alemã questionou a utilização de Klose na equipe. A ala pró-Klose destacava que o jogador cresce em Copas. O grupo contra o jogador frisava que o atacante há tempos não é o mesmo de antes.
Levando-se em conta a temporada de Klose no Bayern de Munique, o atacante teve atuação
desastrosa. Apenas três gols em 25 jogos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia dos Namorados


12 de junho
Brasil comemora namorados numa data diferente de todo mundo



12 e 13 de junho: Dia dos Namorados e dia de Santo Antonio
Trocar beijos e bilhetes, oferecer bombons, mandar flores e escrever cartões... A tradição de comemorar o Dia dos Namorados existe há muito tempo. Contam que na Roma Antiga, no século 1 d.C., o cruel imperador Cláudio proibiu os soldados de se casarem, para serem mais eficientes na guerra. Nem todos cumpriam a ordem, no entanto. O soldados muito apaixonados, que insistiam em se casar, procuravam um certo padre Valentim.O padre Valentim celebrou muitos casamentos, em cerimônias secretas. Até que um dia, durante o casamento de um jovem casal, foi descoberto. Por sua desobediência, foi condenado à morte e martirizado. Era o dia 14 de fevereiro.Os cristãos transformaram-no em santo. O dia em que são Valentim morreu tornou-se o Dia de São Valentim, e também Dia dos Namorados. Cada país comemora essa data de um jeito especial. Nos Estados Unidos e no Canadá, as crianças confeccionam cartões com papéis decorados e mensagens, que distribuem para seus amigos e colegas.Na Itália, a data é comemorada com um grande banquete. No país de Gales, os presentes podem ser colheres esculpidas em madeira, pintadas com chaves, corações e fechaduras. No Japão as mulheres dão aos seus namorados caixas de chocolate. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e ganham de seus pais doces e frutas.Enfim, em quase todo o mundo, o dia 14 de fevereiro tornou-se Dia dos Namorados! Ei, espere um pouco... No mundo todo, não! No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em 1949, o publicitário João Dória teve a idéia de colocar a data no nosso calendário no mês de junho, um mês fraco para o comércio. E bem na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Muito bem, o Dia dos Namorados passou a ser o dia 12 de junho. No dia 13 de junho, comemoramos Santo Antonio.A idéia deu certo. Desde então, as vendas aumentaram bastante no mês de junho. Pronto. Passamos a comemorar o Dia dos namorados dia no 12 de junho!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Discovery Channel

A riqueza econômica cada vez maior da África do Sul é equiparada à riqueza e diversidade de sua terra. Quer saber mais? Visite o endereço abaixo.

Arqueólogos encontram 'sapato mais antigo do mundo' na Armênia


Cientistas estimam que objeto tenha 5.500 anos.Calçado foi achado em caverna na Armênia.

Baseado em um único pedaço de couro de boi, o sapato está em perfeito estado de conservação. (Foto: Departamento de Arqueologia da Universidade de Cork, via AP)


Um grupo de cientistas internacionais liderados pela Universidade de Cork, na Irlanda, encontraram o que dizem ser o sapato de couro mais antigo do mundo. O objeto, que estava em uma caverna na Armênia, tem idade estimada em 5.500 anos.
O calçado estava recheado de grama, e os pesquisadores ainda não sabem dizer se o vegetal servia para manter os pés aquecidos ou para conservar o formato do calçado enquanto ele estava guardado.
Segundo os pesquisadores, o chão da caverna estava coberto com uma grossa camada de estrume de ovelha, e isso ajudou a conservar o objeto.


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/arqueologos-encontram-sapato-mais-antigo-do-mundo-na-armenia.html


Pau de Fita

A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa. A oreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrario, destrançando as fitas.
Há variações na música e instrumentos por causa da regionalização.

Portugal
Chamada de dança das Fitas ou do Mastro faz parte dos festejos da dança de Garvão.
Nos Açores é chamada de dança do Cadarço.

Brasil
Também chamada jardineira e trança esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e festas juninas.

Cantoria da dança do pau-de-fita
(recolhida no Ribeirão da Ilha em Florianópolis)

O amor quando nasce
Parece uma flor
É tão delicado
Tão cheio de amor
Seria tão bom
Que ele fosse uma flor
Sem ter espinhos
Da dor
Depois que tudo
É sonho ao luar
Começam os desencantos
O amor passa a existir
Nessa voz do nosso canto

Chimarrita ...

A chimarrita, também chamada chamarrita ou limpabanco, é uma dança típica do folclore gaúcho. Originária dos Açores e Ilha da Madeira, a chimarrita é uma das danças mais populares do fandango gaúcho.
Além do Rio Grande do Sul, a chimarrita também é dançada e cantada nos estados de São Paulo e Paraná, ao som de "harmônica" (gaita). Indumentária: traje à moda gaúcha.
Também se encontra a chimarrita no Uruguai, onde é considerada um dos ritmos de raiz mais populares.


Coreografia


A coreografia se apresenta sob três formas:
o "Rufado" - simples dança, sem batidas dos pés no chão e das mãos;
o "Valsada" - sem batidas dos pés e das mãos;
o "Rufando" - onde os passos são valsados às batidas ritmadas das palmas e do sapateado. Os figurantes se dispõem em filas e depois seguem assim, até formarem uma roda, um atrás do outro. O passo é lento e atraente. É um baile cantado, onde há solo e coro. A chimarrita é uma espécie de antiga polca, ou rancheira moderna

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cultura e personalidades da Região Sul

O churrasco faz parte da cultura dos sulistas

A Região Sul do Brasil foi povoada por imigrantes Europeus de várias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemães e poloneses, cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idioma, culinária, danças, entre outras manifestações). A riqueza cultural do Sul é muito grande, um exemplo disso é Curitiba, nomeada em 2003 como capital da Cultura das Américas, instituída por organismos da ONU (Organização das Nações Unidas). São muitas as formas de manifestações culturais, no entanto, as que mais caracterizam um povo ou uma região são: culinária, literatura, música, etc. A partir dessas considerações, a seguir as principais culturas praticadas na Região Sul, além de personalidades nativas que são sucesso na música, no esporte, na literatura e na televisão.

Culinária
Culinária do Paraná
Barreado
Carneiro no buraco
Churrasco
Chimarrão
Tererê
Pira de Foz
Pinhão
Dourado Assado
Pirão de peixe
Genghis Khan
...............
Culinária de Santa Catarina
Bijajica
Camarão
Marreco com Repolho Roxo
Genghis Khan
................
Culinária do Rio Grande do Sul
Arroz Carreteiro
Café colonial
Chimarrão
Churrasco
Doces de Pelotas
...............
Literatura: Caio Fernando Abreu, Cruz e Sousa, Dalton Trevisan, Domingos Pellegrini, Érico Veríssimo, Helena Kolody, Moacyr Scliar, Paulo Leminski, João Simões Lopes Neto, Luiz Fernando Veríssimo, Lya Luft, Marcio Quintana.
................
Música: Kismara Pessatti, Adriana Calcanhoto, Miguel Proença, Marjorie Estiano, Roberto Szidon, Armandinho, Krisiun, Lupicínio Rodrigues, Nelson Gonçalves, Nenhum de Nós, Arrigo Barnabé, Bidê ou Balde, Chitãozinho e Xororó, Dinho Ouro Preto, Elis Regina, Engenheiros do Hawaii, Família Lima, Papas na Língua, Teixeirinha, Teodoro e Sampaio, Tequila Baby, Ultramen, Yamandú Costa, Entre outros.
.................
Televisão: Alexandre Slaviero (ator), Ary Fontoura (ator), Carolina Kasting (atriz), Celso Portiolli (apresentador), Guilherme Weber (ator) ,Guta Stresser (atriz), Grazielli Massafera (atriz), Herson Capri (ator), Izadora Ribeiro (atriz), Juliana Kametani (atriz), Juliana Didone (atriz) ,José Lwgoy (ator), Letícia Birkherver (atriz), Letícia Sabatela (atriz) , Lílian Lemmertz (atriz), Luiz Melo (ator), Marcelo Madureira (humorista), Mari Alexandre (atriz), Maria Della Costa (atriz), Maria Fernanda Cândido (atriz), Marjorie Estiano (atriz e cantora), Paulo José (ator e diretor), Rafael Losso (apresentador), Rodrigo Hilbert (ator), Sonia Braga (atriz), Tony Ramos (ator), Vera Fischer (atriz), Xuxa (apresentadora), Walmor Chagas (ator), Werner Shunemann (ator).
..................
Esporte: Ademir Roque Kaefer (jogador de futebol), Alexandre Pato (jogador de futebol), Alex (jogador de futebol), Cuca (treinador de futebol), Branco (jogador de futebol), Daiane dos Santos (ginasta), Emanuel (vôlei de praia), Fernando Scherer (nadador), Giba (jogador de vôlei), Gustavo Kuerten (tenista), João Derly (judô), Juraci Moreira (triatleta), Levir Culpi (treinador de futebol), Luiz Felipe Scolari (treinador de futebol), Márcia Narloch (maratonista), Maurício Gugelmin (piloto), Mauro Galvão (ex. jogador de futebol), Natália Falavigna (Taedwondô), Paulo Rink (jogador de futebol), Paulo Roberto Falcão (ex. jogador de futebol), Raul Boesel (piloto), Renato Gaúcho (treinador de futebol e ex. jogador de futebol), Ricardo Zonta (piloto), Ronaldinho Gaúcho (jogador de futebol), Ricardinho (jogador de futebol), Escadinha (jogador de vôlei), Taffarel (ex. goleiro), Wanderlei Silva (lutador de vale-tudo) e muito outros.
..............
Clubes de Futebol da Primeira e Segunda divisão da Região Sul
Paraná: Paraná, Clube Atlético Paranaense, Coritiba
Rio Grande do Sul: Grêmio, Internacional, Juventude
Santa Catarina: Avaí, Figueirense, Criciúma
.................

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola